Pular para o conteúdo principal

Pedra Sobre Pedra: Os rivais Pontes e os Batista


        SBTTV BrasilRede TV!RecordBANDCNTGloboTV Gazeta
Pedra Sobre Pedra
Pedra Sobre Pedra - Globo - 1992 

Murilo Pontes (Lima Duarte) e Pilar Batista (Renata Sorrah) (Foto: Cedoc/TV Globo)
A história gira em torno da rivalidade entre os Pontes e os Batista, duas famílias influentes que disputam o poder em Resplendor. O duelo, repleto de intrigas e de casos de amor e ódio, torna-se uma herança familiar, passando por gerações.
Pontes X Batistas
Murilo Pontes (Lima Duarte) e Pilar Batista (Renata Sorrah) nutrem um ódio intenso um pelo outro. Mas no fundo escondem uma antiga paixão. Ainda jovens, os rivais foram namorados, mas acabaram se separando quando Pilar descobriu que sua melhor amiga esperava um filho dele. A mágoa é grande, mas o sentimento ainda é muito forte entre o ex-casal.
Eles ainda são surpreendidos pela aproximação de seus filhos, Leonardo Pontes (Maurício Mattar) e Marina Batista (Adriana Esteves), que põe mais lenha na fogueira. Apesar de disputarem a prefeitura da cidade, eles passam por cima das diferenças entre suas famílias para viver um romance.
Surrealismo
A marca da narrativa do autor é o realismo fantástico, presente em muitas de suas obras. Em "Pedra Sobre Pedra", o absurdo fictício ganha destaque com as aparições divertidas de Jorge Tadeu (Fábio Jr) e com a atuação de Osmar Prado como o esquisito Sergio Cabeleira, que chega a ser sugado pela Lua em uma das cenas do folhetim.
Misterioso, Jorge Tadeu aparece em Resplendor sem revelar o verdadeiro motivo de sua chegada. Fotógrafo conquistador, ele consegue se aproximar das mulheres da cidade. Nem mesmo as casadas resistem ao seu charme. Com seu assassinato, as flores que brotam de seu túmulo, ao serem ingeridas, "levam" suasfãs a encontrá-lo. Sob os versos de "Cabecinha no ombro", nas vozes de Fagner e Roberta Miranda, a música-tema do personagem embalou a disputa pela planta que instigou a população feminina de Resplendor.
Já Sergio Cabeleira, figura marcante da trama, é um homem atormentado, que sofre com a forte atração que sente pela lua cheia. Suscetível aos efeitos do satélite, ele precisa ser trancafiado numa jaula todo mês pela irmã, Lola (Tânia Alves).
Dona Quirina (Miriam Pires), entre um cochilo e outro, dispara comentários lúcidos e prevê acontecimentos. Do alto de seus 121 anos, conserva a memória de Resplendor e coleciona os acontecimentos mais importantes da cidade.
Administrado por Adamastor (Pedro Paulo Rangel), o Grêmio Recreativo é fachada para o bordel-cassino de Carlão Batista (Paulo Betti). Confidente de seu chefe, Adamastor convive com o amor secreto que sente por Carlão. O líder do estabelecimento também nutre um carinho especial, neste caso, paterno, pelo trio que trabalha por lá: Alva (Lilia Cabral), Lola (Tânia Alves) e Nair (Paula Burlamaqui).
Pedra Sobre Pedra é de autoria de Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, com colaboração: Marcia Prates e Flávio de Campos. A direção-geral foi de Direção-geral: Paulo Ubiratan. A novela, com 178 capítulos, foi exibida pela Globo entre 6/01/1992 e 1º/08/1992, no horário de 20h30.
O elenco conta com Lima Duarte, Renata Sorrah, Adriana Esteves, Maurício Mattar, Eva Wilma, Andréa Beltrão, Arlete Salles, Lilia Cabral, Osmar Prado, Eloisa Mafalda, Miriam Pires, Nivea Maria, Armando Bógus, Nelson Xavier, Paulo Betti, Pedro Paulo Rangel, Marco Nanini, Selton Mello, Cecil Thiré, Humberto Martins, Isadora Ribeiro, Carla Marins, entre outros.
Veja também:
Pedra Sobre Pedra: Principais personagens

Fonte: caetenews
© 2020 " BALAKUBAKO "

Designed by Open Themes & Nahuatl.mx.