Header Ads

MEMÓRIAS: 27 de março de 1965 – Inaugurada a Ponte da Amizade




Depois de concluídos os últimos retoques na ponte que ligaria a cidade de Foz do Iguaçú à Ciudad del Este, no Paraguai, cruzando o Rio Paraná, o Presidente Castelo Branco, acompanhado de sua comitiva, inaugurou a Ponte da Amizade junto com o Chefe do Estado paraguaio, Alfredo Stroessner. Do lado brasileiro, a ponte recebeu o conhecido nome de Ponte Internacional da Amizade, enquanto que, do lado paraguaio, a construção foi chamada de Ponte Alfredo Stroessner.
O programa de inauguração foi realizado em ambos os países, com cerimônias, almoços e festividades de ambos os lados. A maior comitiva que compareceu à grande festa da cerimônia de abertura foi a do Paraná, seguida pela do Itamarati, que alugou para a hospedagem de seus funcionários metade do total de apartamentos do Hotel das Cataratas, no lado brasileiro.

O presidente Castelo Branco afirmou, durante a inauguração da Ponte da Amizade, que a cooperação ampla e decidida entre Brasil e Paraguai “não se reflete apenas no incentivo às trocas de comércio e no estímulo conjunto das potencialidades, mas se afirma também na defesa coletiva e coesa dos interesses comuns nos foros mundiais políticos ou econômicos” de que os países participassem.

“Compreendemos que na época atual, de progresso tão acelerado, não conseguiremos trazer para nossos povos os benefícios da revolução industrial se não nos dispusermos a obter um tratamento mais justo para o produto de nosso trabalho. Esse objetivo não alcançaremos desunidos. Para uma efetiva participação da América Latina nos negócios mundiais é mister o endendimento entre todos nós”, afirmou Castelo Branco.

A inauguração da ponte era esperada com muita ansiedade em toda a região sudoeste do Paraná. Por ela se daria o escoamento de grande parte da produção agrícola da região, principalmente de soja, trigo e milho. Até o dia 27 de março, estavam construídos do lado brasileiro 20 quilômetros de estrada asfaltada na rodovia internacional que ligaria o Paraguai ao litoral brasileiro.


Nenhum comentário