Paul McCartney, 27 anos, anunciou o lançamento de seu primeiro disco soloMcCartney, confirmando seu desligamento do grupo que formou com John Lennon, Ringo Star e George Harrison e que se tornou o conjunto de música popular moderna mais famoso da história, os Beatles. A iniciativa de McCartney, segundo ele, foi movida por razões pessoais, musicais e de negócios.
Noticiada primeiramente no início da manhã pelo jornal britânico Daily Mirror, a separação chegou a ser negada pela direção da Apple Corp, empresa agente dos Beatles, que no mesmo dia confirmou o fim do grupo, para a tristeza de milhões de fãs em todo o mundo.
A notícia, contudo, não chegou a surpreender a quem acompanhava a vida dos meninos de Liverpool nos últimos tempos. Além de não se apresentarem mais em público, encontrando-se apenas durante as gravações em estúdio, cada um seguia uma trajetória independente.
Paul, recém casado com Linda Eastman, se queixava com frequência da sobrecarga de compromissos profissionais e do pouco tempo para dedicar-se à família. Lennon, casado com a artista japonesa Yoko Ono, passou a trabalhar intensamente numa campanha em favor da paz mundial. Ringo começou a fazer filmes e George a produzir discos.
Nos bastidores, o grande motivo da ruptura dos Beatles foram as constantes brigas entre Paul e John que, responsáveis pela grande maioria das composições do grupo, dividiam a atenção como guitarristas e vocalistas. O clima de tensão das gravações gerava cada vez mais desavenças. Uma relação que se esgotou até o insustentável.
Todas as músicas do álbum McCartney McCartney foram compostas e interpretadas por ele apenas. O grande sucesso ficou por conta da música "Maybe I'm amazed", que poderia ter sido muito bem, na opinião dos fãs, o primeiro single "número 1" de Paul. A música é tida como um dos maiores sucessos Pós-Beatles de McCartney, e foi repetidamete incluída nos repertórios de todas as suas excursões mundiais.
Fonte: Jornal do Brasil
Comentários