Dando continuidade à saga das Mais Belas Atrizes por década, se liga na meia lurex, no cabelo repicado look ventania e nas bocas de sino dessas 10 beldades setentistas.
Cristina em "Pigmalião 70" (Foto: Internet)
Tônia Carrero
A grande dama do teatro demorou para aparecer em uma novela de televisão. A primeira foi em 1969, “Sangue do Meu Sangue”, da TV Excelsior. Mas Tônia entrou na década de 1970 contratada da Globo e emendando cinco novelas entre 1970 e 1973.
Principais papeis na década: Cristina em “Pigmalião 70”, Beatriz em “O Cafona”, Maria do Carmo em “O Primeiro Amor”, Roberta Vermont em “Uma Rosa com Amor”.
Helena em "O Primeiro Amor" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Nívea Maria
Começou na televisão nos anos 60, mas seu único papel de destaque nesta década foi em “O Preço de uma Vida” (Tupi, 1965). Foi nos 70 que Nívea mais brilhou, fazendo uma noela atrás da outra, em especial como estrela do núcleo das seis, de Herval Rossano, com quem acabou se casando.
Principais papeis na década: Terezinha em “Uma Rosa com Amor”, Helena em “O Primeiro Amor”, Soninha em “O Semideus”, Wânia em “Corrida do Ouro”, Jerusa em “Gabriela”, Carolina em “A Moreninha”, Maria Rosa em “O Feijão e o Sonho”, Rosália em “Dona Xepa”, Maria Dusá e Mariazinha em “Maria Maria”.Regina Duarte, como Andreia em "Véu de Noiva" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Mal terminei minha série “TOP 10 Galãs de Novelas”, já tinha gente pedindo para fazer o mesmo com atrizes. Ei-las! Começo com a década de 1960. A Globo estava apenas começando - foi inaugurada em abril de 1965 – há 50 anos! Por isso, nessa primeira parte, ante o número pouco representativo de novelas da emissora, incluo também atrizes que despontaram em trabalhos de outras canais.
Yoná Magalhães como Leonor em "A Ponte dos Suspiros" (Foto: CEDOC/TV Globo)
Yoná Magalhães
Naqueles primeiros anos da Globo, foi a principal estrela da emissora, tendo protagonizado novelas seguidas, atuando com seu então marido, o ator Carlos Alberto, em produções escritas pela cubana Glória Magadan. Aliás, diga-se de passagem, a beleza morena de Yoná atravessou décadas!
Principais papeis na década: Maria Teresa em “Eu Compro Esta Mulher”, Jeanette Legrand em “O Sheik de Agadir”, Suzuki em “A Sombra de Rebeca”, Surama em “O Homem Proibido”, as irmãs Dolly e Meggy Parker em “A Gata de Vison”, Leonor Dantolo em “A Ponte dos Suspiros”.
Eva Wilma
Estrela da TV Tupi, Vivinha entrou nos anos 1960 com o sucesso da série “Alô, Doçura!”, iniciada na década anterior (o programa ficou onze anos no ar), em que vivia diferentes papeis a cada episódio, contracenando com seu então marido, John Herbert. Fez algumas novelas pouco expressivas nos anos 60, para brilhar nas novelas da Tupi dos anos 70. Eva Wilma estreou na Globo apenas em 1980.
Principais papeis na década: Maria Teresa em “Eu Compro Esta Mulher”, Jeanette Legrand em “O Sheik de Agadir”, Suzuki em “A Sombra de Rebeca”, Surama em “O Homem Proibido”, as irmãs Dolly e Meggy Parker em “A Gata de Vison”, Leonor Dantolo em “A Ponte dos Suspiros”.
Comentários